Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

APOL 1 - Módulo B Fase II



Parte superior do formulário

Questão 1
Gestão de Marketing (MINHA APOL1)
O marketing invisível, ou seja, aquele em que você sofre a ação sem perceber que está sendo atingido por uma sugestão intencional, tem variantes, como o viral, o de emboscada e o de guerrilha. Essas três concepções podem se conjugar em determinados casos.
Relacione a primeira coluna com suas respectivas características apresentadas na segunda coluna. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
COLUNA A
COLUNA B
1-Viral
PÁG. 63
(3 ) O que caracteriza este tipo de marketing são aspectos como: estratégias inusitadas – elas fogem do tradicional e fazem com que você não perceba que se trata de um fato publicitário, as atividades normalmente são feitas na rua, baixo investimento e alto impacto.
2-Emboscada
PÁG. 65
(1 ) Trata-se da tática de passar uma mensagem de forma que ela contamine o receptor e leve este a passá-la adiante. Nesse processo, o receptor transforma-se em emissor, sucessivamente.
3- Guerrilha
PÁG. 64
(2 ) É aquele em que o profissional de marketing se aproveita de um acontecimento no qual estejam presentes vários meios de comunicação para promover uma marca, sem que haja autorização para isso. (VARIAÇÃO DO MARKETING DE GUERRILHA, EXEMPLO Pânico na TV)

2 – 3 - 1

1 – 2 - 3

3 – 2 - 1

3 – 1 - 2
Questão 2
Gestão de Marketing
Analise as proposições a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(V ) O Marketing Industrial [PÁG. 43] opera com técnicas que focam a especialização do produto, os processos de pré-venda, venda e pós-venda, bem como a definição das instalações para o produto.
(F ) O Marketing de Serviços [PÁG. 43] é uma das áreas de pouca expansão do marketing [FALSO], pois apesar de estar em constante crescimento, compreende atividades que envolvem apenas necessidades fisiológicas como: alimentação, saúde, informação, educação etc.
(V ) Os profissionais de Marketing, no quesito varejo [PÁG. 48/49], devem estar atentos para atingir, entre seus objetivos principais, o retorno do cliente.
(V ) O MarketingInternacional [PÁG. 49], compreende atividades de produção e serviços. Sua característica particular é a necessidade de adaptação aos diversos mercados (globalização das atividades da empresa) em que irá atuar.

V – F – V – V

V – F – F – V

F – F – V – V

V – F – F – F
Questão 3
Logística Empresarial
Quanto a Cadeia de Suprimentos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Uma das áreas que mais influencia o bom andamento e a maior competitividade de cada cadeia é a logística. [VERDADEIRO PÁG. 16]
II. Conforme o CSCMP, percebemos que é a logística que interliga e dita o ritmo, pois seu campo de atuação é a sincronização entre recebimento, armazenagem, transporte e distribuição de materiais e produtos acabados, além do controle dessas operações. [VERDADEIRO PÁG. 16]
III. Para que a logística atue da melhor forma, é fundamental que o fluxo de informações aconteça livremente no que diz respeito às necessidades de materiais, prazos de entrega, quantidades, lançamentos de novos produtos, ampliação de mercados e/ou capacidades, entre outras. [VERDADEIRO PÁG. 16]
IV. Todas as informações anteriores devem ser compartilhadas sempre que se fizer necessário, pois, se isso não acontecer, o resultado logístico final será prejudicado, podendo interferir no aumento dos custos envolvidos. [VERDADEIRO PÁG. 16]



Apenas a afirmativa I está correta.

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 4
Gestão de Marketing (MINHA APOL)
No Marketing de Serviços, quatro características básicas das atividades de serviços podem ser destacadas:
I– Inseparabilidade.
II – Intangibilidade.
III – Variabilidade.
IV - Perecibilidade.
Estes estão descritos aleatoriamente a seguir. [PÁG. 44]
A- O serviço não pode ser estocado. – [IV PERECIBILIDADE]
B - O serviço está sujeito à condição de “quem realiza”, “quando realiza”, “onde”, e “como” ele é realizado. [III VARIABILIDADE]
C- O cliente compra o serviço e depois verá o resultado. [II INTANGIBILIDADE]
D- A compra e o consumo do serviço são simultâneos. Há uma interação entre o prestador e o cliente, pois ambos interferem no resultado. – [I INSEPARABILIDADE]
Relacione corretamente as atividades de serviços às suas características e assinale a alternativa correta.

I-D, II-C, III-B, IV-A.

I-B, II-A,III-C,IV–D.

I-A, II-B, III-D, IV–C.

I-C, II-A, III-B,IV–D.
Questão 5
Logística Empresarial
De acordo com os conceitos abordados sobre os“Fluxos Logísticos”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. No que concerne a uma cadeia de suprimentos, o fluxo de informações acontece em qualquer sentido dentro dela, ou seja, de fornecedor para empresa; de empresa para fornecedor; de cliente para empresa; de empresa para cliente . [VERDADEIRO PÁG. 45 – FLUXO DE INFORMAÇÕES]
II. O fluxo de materiais pode ser definido como sendo a movimentação física de matérias-primas, insumos e, até mesmo, produtos acabados e semi-acabados, no sentido do fornecedor para o cliente final, passando pela indústria transformadora. [VERDADEIRO PÁG. 46 – FLUXO DE MATERIAIS]

III. O fluxo financeiro pode ser caracterizado como sendo a remuneração monetária resultante da comercialização e da entrega de produtos ou da prestação de serviços. [VERDADEIRO PÁG. 46 – FLUXO FINANCEIRO]
IV. As empresas passaram a ter maior preocupação e atenção em relação ao fluxo reverso, uma vez que ele é capaz de gerar receita para a empresa, já que a logística pode também se caracterizar como uma área não apenas geradora de custos, mas também de lucros. [VERDADEIRO PÁG. 47/48 – FLUXO REVERSO]



Apenas a afirmativa I está correta.

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Todas as afirmativas estão corretas.

Parte inferior do formulário


Parte superior do formulário

Questão 1
Logística Empresarial
De acordo com os conceitos abordados sobre a“Cadeia produtiva”, [PÁG.20] analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(V ) Uma cadeia produtiva pode ser definida como sendo um conjunto de atividades das diversas etapas de transformação de matérias-primas básicas em produtos finais acabados.

(V ) Ela pode também ser entendida como a ampliação da cadeia de suprimentos, portanto nesse tipo de cadeia envolvem-se outros setores não apresentados na de suprimentos.

(V ) A cadeia produtiva surgiu da crescente divisão do trabalho e da maior interdependência entre os agentes econômicos, tais como fornecedores, indústrias e comércios.

( F ) A cadeia produtiva busca os melhores locais para se instalar, avaliando a distância do consumidor, custo do frete, mão de obra e tributação; enfim, busca reduzir o custo da produção.
 

 

V – V – V– F

F – V – V– V

V – V – V– V

F – F – F – F


Parte superior do formulário

Questão 1
Gestão de Marketing
“É uma área bem específica, pois compreende as organizações ou entidades privadas voltadas ao bem-estar social, cujo principal objetivo é angariar adeptos para uma determinada ação de cunho ético e abrangência cidadã. Situa-se no âmbito das organizações do terceiro setor. Não deve ser confundido com outra área de marketing, pois este é praticado por organizações cujo perfil é a busca do lucro financeiro sobre um serviço ou produto, inclusive quando suas práticas são possíveis de serem enquadradas em um marketing socialmente responsável.” [PÁG. 50 – MARKETING SOCIAL]
Assinale, a seguir, qual área de marketing que está sendo citada acima.

Marketing Industrial.

Marketing de Varejo.

Marketing Internacional.

Marketing Social.
Múltipla escolha (Resposta única)
Questão 2
Logística Empresarial
Associe a coluna A com a coluna B levando em conta o processo de Logística Reversa. [PÁG. 50/51]

Depois marque a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Coluna A
Coluna B
I. Retorno ao fornecedor
(III ) se, após a avaliação, for declarado que o material não pode ser utilizado diretamente pelo fornecedor ou não pode ser revendido, poderá ser recondicionado e retornar ao processo produtivo.
II. Revenda
(IV ) em muitas ocasiões, o produto não pode retornar diretamente ao processo produtivo – ser revendido ou, ainda, ser recondicionado - , pois, algumas vezes o custo é elevado para isso.
III. Recondicionamento
(II ) se, após a análise do produto, for constatado que ele não possui as condições de retornar ao fornecedor, mas está passível de venda, será revendido e pode gerar renda para a empresa.
IV. Reciclagem
(I ) caso o produto e/ou o material estejam em boas condições, são direcionados diretamente ao fornecedor que passa a utilizar e a repassar o produto normalmente, evitando, dessa maneira, a extração de recursos naturais.

I, II, IV, III

I, III, II, IV

IV, III, I, II

III, IV, II, I
Questão 5
Gestão de Marketing
A efetiva implantação e operacionalização dos processos relativos ao marketing em uma empresa dependem da visão de marketing e de seus gestores. Assim, apesar do avanço considerável nas concepções mercadológicas, na prática, encontramos organizações estruturadas em três tipos de marketing.
Associe a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. [PÁG. 31]
TIPOS DE MARKETING
DESCRIÇÃO
I – OPERACIONAL C
A - Estuda o mercado e propõe as linhas de ação que podem garantir a continuidade do negócio. Isso se realiza por meio da definição de táticas, da operacionalização das propostas e processos, do monitoramento da evolução do mercado e da elaboração dos planos mais amplos e/ou abrangentes que envolvem a organização como um todo. É a gestão de marketing.
II – TÁTICO B
B - Envolve-se com os negócios da empresa, com as decisões comerciais, com as políticas de venda e pós-venda e com o estabelecimento de preços, canais de distribuição e parcerias. Está efetivamente ligado às vendas, embora seja mais do que venda.
III – ESTRATÉGICO A
C - Relativo a ações operacionais, normalmente constitui-se em um departamento que executa atividades de produção de materiais de venda, promoções e campanhas publicitárias, entre outras. Não elabora estudos ou planos de mercado, apenas executa.

I - A; II - B; III - C

I - B; II - C; III - A

I - C; II - B ; III - A

I - B; II - A; III - C

Logística Empresarial (MINHA APOL1)

De acordo com os conceitos abordados sobre a “Parceria empresarial”, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. [PÁG. 28]

( ) A parceria empresarial ocorre quando duas ou mais empresas mantêm um bom relacionamento, a partir de certo tempo.

(  F ) Ela pode também ser entendida como a ampliação da cadeia de suprimentos, portanto nesse tipo de cadeia envolvem-se outros setores não apresentados na de suprimentos. [ESSA É A DEFINIÇÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS]

(  V ) É considerado um bom relacionamento quando há o cumprimento, entre as partes, de pontos específicos, acertados anteriormente ao contrato.

(  V ) Quando as empresas são parceiras, respeitam prazos, quantidades, níveis de desenvolvimento e de qualidade estabelecidos umas com as outras.




V – V – V– F

F – V – V– V

V – F – V– V

F – F – F – F


Gestão de Marketing (MINHA APOL1)
“É uma área bem específica, pois compreende as organizações ou entidades privadas voltadas ao bem-estar social, cujo principal objetivo é angariar adeptos para uma determinada ação de cunho ético e abrangência cidadã. Situa-se no âmbito das organizações do terceiro setor. Não deve ser confundido com outra área de marketing, pois este é praticado por organizações cujo perfil é a busca do lucro financeiro sobre um serviço ou produto, inclusive quando suas práticas são possíveis de serem enquadradas em um marketing socialmente responsável.”
Assinale, a seguir, qual área de marketing que está sendo citada acima. [PÁG.50]


Marketing Industrial.



Marketing de Varejo.  



Marketing Internacional.  



Marketing Social.

Múltipla escolha (Resposta única)

Nenhum comentário:

Postar um comentário